O manifesto
A economia da recorrência é a transformação das relações comerciais entre consumidores, empresas e segmentos, baseando o consumo em acesso, não em propriedade. A economia da recorrência é a economia da subscrição (das assinaturas).
“Devemos pagar por serviços pensados na utilidade, conveniência e comodidade do consumidor”.E isso requer a criação de uma nova economia. Aquela que não limita relacionamentos comerciais através de contratos, fidelidades ou carências. A relação deve basear-se no bom serviço prestado através de uma renovação periódica. Sem parcelamentos, acordos burocráticos ou multas por quebra de contrato.
A economia da recorrência é a transformação da venda de produtos simplesmente, para as relações sustentáveis" - ZUORA.A economia da recorrência é o “ganha ganha” entre empresas e clientes. Empresas como Salesforce, Netflix, Spotify, Sem Parar, Zendesk, Mailchimp, Zuora, SmartFit entre outras milhares, já transformam o mundo através dessa nova economia.
Por esse príncipio, o manifesto da economia da recorrência contempla algumas regras para que empresas possam fazer parte desse grupo que promove a criação de uma nova economia e sustenta o subscription business model:
- 1. Simplicidade na adesão e no cancelamento;
- 2. Precificação baseadas em consumo, tabelas ou ranges;
- 3. Serviços transparentes (sem “contratos leoninos”);
- 4. Serviços e produtos “as a service” (direitos de acesso e não propriedade);
- 5. Conveniência, comodidade e utilidade.
A economia da recorrência, é a promoção da transparência entre empresas e consumidores.
Rodrigo Dantas CEO - Vindi
Quer fazer parte dessa nova economia?